segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

JONAS - ESCOLHIDO POR DEUS

Os planos de Deus sofrem atraso pela desobediência do homem?
Ao lermos o livro do profeta Jonas, temos algumas questões a serem consideradas, dentre elas a pergunta acima.

Quando a vontade é descer!
Deus se apresenta a Jonas e o convoca a pregar em Nínive, cidade grande para os conceitos da época com aproximadamente 120 mil pessoas. Os ninivitas não sabiam discernir o bem do mal. Não diferenciando, como diz o Senhor, a mão direita da esquerda.

Então Jonas se levanta de diante do Senhor e foge, descendo para Jope. Ao descer, por pouco não traz maldição sobre a cidade. Sua estadia em Jope foi pequena, o suficiente para pagar a passagem e descer para um navio com destino a Társis.

Quando se foge de diante do Senhor o que mais se faz é descer.
Dentro do navio, Jonas com sua desobediência cria sérios problemas colocando toda carga do navio a perder, assim como as vidas das pessoas em perigo.

Descendo ao porão do navio e fugindo da realidade da vida, dormindo; Jonas desce para o esquecimento do seu semelhante. Dorme. Vemos um crente sem a menor preocupação com sua vida, com a vida dos tripulantes, e com a cidade de Nínive; é como se dissesse "morro, mas eles morrem comigo".

Se quiser descer, desce! E vai o nosso personagem para o mais profundo do mar. De lá ele clama a Deus. O Deus criador do mar e da terra seca. Um Deus que não somente recebeu a oração de Jonas, mas a de pessoas que não  conheciam o Deus de Jonas, que tinham cada uma, seu deus, porém a partir da pregação de Jonas começam a conhecer o Deus verdadeiro e pedem perdão a Ele se por acaso estivessem agindo de forma errada ao lançar o sorteado ao mar.
Se quiser descer desce! Mas se quiser subir eu te elevo, te levanto - Após ter passado três dias no ventre da baleia, se molhando de água fria aproximadamente de meia em meia hora, as algas enrolando-se em seu corpo, virando de um lado para o outro vendo a luz do dia por um jorro de vapor, não podendo dormir um sono tranqüilo. Angustiante, assim definimos a situação do profeta, mas em sua angustia ele é ouvido por Deus e lançado na praia.

Outra vez, isto é, pela segunda vez ouvimos Deus dizer: “levanta-te”. Agora a resposta é positiva, levantar-me-ei e pregarei, levantar-me-ei e obedecerei.
Jonas foge a primeira convocação por conhecer Deus; desce por saber que Deus é: piedoso, misericordioso, longânimo, benigno e bondoso. Ele não queria o bem dos ninivitas, mas Deus sim.

Há atraso na vontade de Deus pela desobediência do homem? Não. Deus se antecipa ao homem.

A lição de Jonas é; Deus é soberano e sua vontade sempre será feita. Não podemos fugir de sua presença em lugar nenhum. Ele salva pessoas de todos os povos e nações. Aprendemos muitas vezes através de duras e pesadas lições. O melhor é obedecer a Deus; sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário